EXAME DE QUALIFICAÇÃO (28/01/2018)– TEMA 1 – 2017/2

Provas e gabarito.

Ementa: Visão geral do processo de pesquisa; Estruturação da Pesquisa; Gestão de Referencial Teórico; Recuperação e classificação de literatura digital; Redação com gerenciamento de referências; Ferramentas para análise de dados; Redação científica.

DISCIPLINA: GERÊNCIA DE PROJETOS DE SOFTWARE 

Obrigatória para Ciência da Computação

Carga Horária: 60 horas                                   Créditos:04

Ementa:

Organizações e sistemas. Tecnologia da informação. O papel estratégico da informação e os sistemas de informação. Projetos. Projetos de software. Processos da gerência de projetos. Gerência de projetos de software. Gerência do conhecimento aplicada à gerência de projetos de software.



Apoio Virtual ao Curso de Pós Graduação em Gestão Pública

Metodologia da pesquisa: rigor do método científico, teorias, problemas, hipóteses, objetivos, variáveis e normas técnicas. Técnicas de comunicação e expressão de modo a aplicá-los em seus respectivos projetos de pesquisa. De forma complementar esta disciplina ainda tem como proposta o estímulo à integração entre projetos de pesquisa; fomentando a interdisciplinaridade.

Ementa da Disciplina:

Histórico. Classificação. Estrutura dos S.O. Mono e multiprogramação. Processos. Técnicas de escalonamento de processos. Sincronização de processos. Programação Concorrente. Threads. Gerência de memória em sistemas multiprogramados. Técnicas de gerência de memória real. Técnicas de gerência de memória virtual: paginação e segmentação. Sistemas de arquivos. Sistemas de E/S. Estudo de um sistema operacional real.

Objetivos Específicos:
(explicitar conceitos, habilidades, procedimentos e/ou competências definidos na Ementa. Os objetivos específicos irão oferecer elementos para a organização e/ou definição dos conteúdos programáticos)

Capacitar o aluno para:

1. Compreender dos vários tipos de sistemas operacionais;

2. Entender o funcionamento e as principais funções dos SOs;

3. Identificar a capacitação de soluções para os principais problemas de sistemas operacionais;

4. Avaliar as características do gerenciamento dos elementos dos sistemas operacionais 


Trata-se de um curso a nível de pós-graduação formatado para o Mestrado em Energia do Programa de Pós-Graduação em Energia (PPGEN). O objetivo principal do curso é colocar o aluno em contato com os trabalhos mais relevantes e atuais envolvendo as mais diversas fontes de energias renováveis. Para isso, é mostrado ao aluno onde e como buscar tais informações, de forma a permitir que o aluno possa fazer o levantamento do estado da arte de pelo menos uma das questões consideradas de grande importância para o avanço no tema Energias Renováveis, a saber: questão científica; questão tecnológica; questão econômica; e questão ambiental. Os alunos são encorajados a pesquisar em veículos de relevância científica e tecnológica, escrever sobre o observado em suas pesquisas, apresentar, discutir e fazer críticas construtivas.