DCAB
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Departamento de Ciencias Agrarias e Biologicas - CEUNES
Campus de São Mateus

Sejam bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem da Biocel

Disciplina direcionada para o entendimento da composição química das células, seus componentes, metabolismo e funções. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: discutir a evolução das células e dos seres vivos; caracterizar células procariontes e eucariontes; determinar a estrutura nuclear e suas funções; descrever a composição e função das membranas biológicas; analisar a estrutura e função das organelas; conhecer a estrutura e função do citoesqueleto; acompanhar o processo de divisão celular. A disciplina ainda objetiva o desenvolvimento de habilidades e competências diversas como senso crítico, trabalho em grupo, escrita e leitura, criatividade, organização entre outras.


Embora seja um direito garantido em diversos documentos legais a educação ambiental ainda não está plenamente difundida na sociedade. Além disso, o conceito, objetivos e princípios da educação ambiental não goza de consenso entre os diferentes estudiosos do assunto, dificultando seu entendimento quanto à relação entre teoria e prática. Especificamente, uma das maiores dificuldades dos atores sociais que buscam atuar nessa área ainda é a elaboração de projetos. Diante disso, este curso se propõe a socializar conhecimentos que contribuem para uma maior compreensão das formas de relações das sociedades com a natureza no passado e no presente. Além disso, se propõe a capacitar diferentes atores sociais na elaboração de projetos em educação ambiental visando efetivar ações diretas em escolas, Organizações não-governamentais, comunidades, empresas e outros espaços públicos. Com uma carga horária de 180 horas o curso adota diversas estratégias e recursos didáticos como aulas expositivas e dialogadas, leituras, estudos dirigidos, palestras de pesquisadores, elaboração de projetos e aulas de campo. 


História da Biologia. Produção de conhecimento científico. Metodologias possíveis para a organização e realização de aulas de campo. Instrumentação teórico-prática para reconhecimento e classificação da diversidade ambiental em aulas de campo. Aulas de Campo como instrumental para a conservação da biodiversidade. O ensino de biologia e a diversidade cultural brasileira: incentivo ao reconhecimento da História e cultura afro-brasileira e indígena. O incentivo a ações anti-racismo no contexto escolar.

Esta é a disciplina Instrumentação para o Ensino de Biologia II que neste semestre (2017/2) será realizada de forma colaborativa.

Produzir saberes e práticas sobre os diferentes espaços educativos a partir de conceitos e linguagens próprias das metodologias de pesquisa, com ênfase nas várias etapas que caracterizam os processos de investigação científica e assumindo como referência o ambiente de laboratório para o ensino de Ciências Biológicas.

O curso tem como objetivos conhecer alguns elementos históricos da mídia. Saber um pouco sobre a midia e a sua influência na Educação. Serão apresentados os usos pedagógicos das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Algumas propostas que exemplifiquem o uso das TICs e o ensino de Biologia e Ciências serão apresentadas para que os alunos possam desenvolver suas sequencias didáticas utilizando as ferramentas propostas pelas novas tecnologias.