Esta disciplina optativa tem por objetivo complementar os cursos de Resistência dos Materiais e Mecânica dos Fluidos do curso de graduação em Engenharia de Petróleo com temas aplicados a indústria do petróleo. Aspectos de composição, construção, montagem e operação de tubulações são tratados de forma teórica e prática.

Bem vindo à Sala Virtual do Curso de Gestão da Inovação Tecnológica.

Esse ambiente trata-se de uma extensão da sala física, assim sendo, as atividades aqui propostas e realizadas terão o mesmo grau, efeito e avaliação daquelas propostas em sala convencional.
Espera-se que essa experiência seja a mais exitosa possível, já atualmente é pequena a distância entre o físico e o virtual, já que ambos são aspectos complementares da realidade.

Este é o curso de Escoamento Multifásico de Engenharia de Petróleo. Neste curso, o aluno terá contato com os fenômenos físicos envolvendo os escoamentos multifásicos típicos da indústria do petróleo, principalmente o gás-líquido. Além disso, o modelamento do escoamento para previsão da perda de carga é apresentado e aplicado em situações práticas. O uso de códigos simuladores de escoamento multifásico é incentivado, de modo que o aluno tenha vivência no manuseio. Ao final, um projeto de poço é proposto como ponto final da disciplina.

EMENTA:

Classificação, viscosidade aparente, equações constitutivas, medidas de propriedades reológicas, perda de pressão em escoamentos laminares completamente desenvolvidos para fluidos independentes do tempo. Perda de carga em escoamentos turbulentos completamente desenvolvidos. Fluidos viscoelásticos.


DETALHAMENTO:

  1. Informativos fundamentais (sistemas de unidades americano/inglês/internacional e conversão de unidades).
  2. Equipamentos de sonda (sistemas de circulação e tratamento de fluidos).
  3. Estudo de geopressões (gradientes, pressão de poros, fratura e janelas de operação).
  4. Classificação de fluidos de perfuração (WBM, OBM, SBM, e aditivos).
  5. Viscosimetria e reologia (fluidos newtonianos, não-newtonianos, fluidos dependentes do tempo, modelos reológicos empregados na indústria de petróleo).
  6. Fluidos de completação (equipamentos e acessórios, classificação, cimentos, fluidos de amortecimento e aditivos).
  7. Cálculos específicos aplicados em fluidos de perfuração e completação.


Curso de Mecânica dos Fluidos para os cursos de Engenharia de Petróleo, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Matemática.

Trata-se de um curso básico de metrologia que fornece conceitos básicos sobre a correta indicação do valor correto de um processo de medição.

Disciplina optativa do curso de Engenharia de Petróleo.

Bem vindo a disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Perfuração do curso de Engenharia de Petróleo. Esta disciplina traz atualidades na prática, análise e projeto de perfuração de poços.