DCAB
1.11.21.00.00.00.00
Departamento de Ciencias Agrarias e Biologicas - CEUNES
Campus de São Mateus

O curso tem como objetivos conhecer alguns elementos históricos da mídia. Saber um pouco sobre a midia e a sua influência na Educação. Serão apresentados os usos pedagógicos das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Algumas propostas que exemplifiquem o uso das TICs e o ensino de Biologia e Ciências serão apresentadas para que os alunos possam desenvolver suas sequencias didáticas utilizando as ferramentas propostas pelas novas tecnologias.

A disciplina de BIOLOGIA CELULAR é direcionada para o entendimento da composição química das células, seus componentes, metabolismo e funções. Para isso, são ministradas aulas teóricas dialogadas intercaladas com aulas práticas no laboratório de microscopia e dinâmicas em sala de aula. 

Dentre os objetivos específicos, destacam-se: 

1. Discutir a evolução das células e dos seres vivos;

2. Caracterizar células procariontes e eucariontes;

3. Determinar a estrutura nuclear (envoltório, nucléolo e cromatina) e suas funções;

4. Descrever a composição e função das membranas biológicas;

5. Analisar a estrutura e função das organelas;

6. Conhecer a estrutura e função do citoesqueleto e da matriz extracelular;

7. Acompanhar o processo de divisão celular (mitose e meiose);

Assuntos polêmicos e atuais também são inseridos ao longo da disciplina.  

Além dos objetivos específicos descritos, a disciplina ainda objetiva o desenvolvimento de habilidades e competências diversas como senso crítico, trabalho em grupo, escrita e leitura, criatividade, organização entre outras.

A avaliação da disciplina se dá de forma somativa e formativa, através de provas diversas ao longo de curso da mesma, incluindo Provas Teóricas e Práticas, Seminários, Debates, Mapas Conceituais, Resenhas, Jogos, Desenvolvimento de Materiais Didáticos pelos alunos, entre outras.