ENF
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Departamento de Enfermagem - CCS
Campus de Maruípe

A disciplina Atenção a Saúde do Adulto tem carga horária total de 360 horas, sendo 210 de pratica e 150 de teoria e tem como objetivos:

* Conhecer e atuar nos serviços de atenção primária a saúde;

 

* Realizar diagnóstico utilizando os determinantes dos modos de vida e saúde- condições de vida e trabalho, problemas psicossociais e sanitários, privilegiando os territórios das Unidades Básicas de Saúde;

 

* Identificar as ações de promoção à saúde, de prevenção das doenças e de atenção e recuperação dos agravos para o adequado enfrentamento das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comunidade;

 

* Discutir e implementar propostas, bem como desenvolver práticas de acordo com o diagnóstico e demandas das comunidades atendidas pelas UBS, articuladas com outros profissionais, serviços de saúde e lideranças da comunidade, privilegiando ações interdisciplinares e intersetoriais; e

 

* Assistir o indivíduo adulto nas necessidades básicas afetadas, naqueles com risco de infecção e infestação atendidos nos serviços de atenção primária da saúde e em organizações da sociedade civil.

Disciplina obrigatória do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, com carga horária de 04 (quatro) horas semanais, 60 horas totais e 04 (quatro) créditos. 

As habilidades (comumente denominada "ementa") a que se propõe a disciplina são as de valorizar a educação como prática social, enquanto uma dimensão educativa do perfil profissional do enfermeiro, considerando o direito de cidadania do trabalhador e, também, do sujeito que se utiliza do Sistema Único de Saúde. A missão da disciplina é a de planejar e desenvolver ações educativas para indivíduos, comunidades e/ou membros da equipe de enfermagem, considerando os aspectos éticos e as políticas de saúde vigentes.

OBJETIVOS/COMPETÊNCIA:

Apropriar-se dos conhecimentos da epidemiologia e bioestatística para planejar as ações de saúde.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/BASES TECNOLÓGICAS

- História, importância, usos e objetivos da epidemiologia

- Processo saúde-doença

- Medidas e Indicadores

- Transição epidemiológica

- Epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis

- Vigilância epidemiológica

- Estatística vital

- Delineamentos em epidemiologia

- Distribuição de freqüências

- Tabelas e representações gráficas

- Medidas de tendência central e de dispersão

- Medidas de risco

- Testes estatísticos


EMENTA/HABILIDADES

- Identificar a concepção do processo saúde-doença.

- Analisar e interpretar os indicadores de saúde.

- Identificar o perfil epidemiológico da sociedade em que está inserido.

- Aplicar os instrumentos da epidemiologia.

- Relacionar a importância e os objetivos da epidemiologia e da estatística aplicada à saúde.

- Identificar e analisar os processos componentes da saúde-doença.

- Descrever e analisar, na perspectiva demográfica e epidemiológica, as características da população brasileira organizar, apresentar e analisar dados em saúde.

- Relacionar e criticar desenhos de estudos epidemiológicos que descrevam problemas da realidade de saúde

- Identificar e analisar a importância e os objetivos da vigilância epidemiológica no planejamento em saúde

- Planejar, executar e apresentar uma observação epidemiológica.


A disciplina de MEtodologia Cientifica tem 45 horas e tem como objetivo realizar trabalhos acadêmicos e científicos subsidiando uma prática crítica e científica da enfermagem.

Objetivos do curso: 
  •  Relacionar
    a importância do desenvolvimento científico e tecnológico com a resolução dos
    problemas de saúde, levando-se em consideração aspectos éticos, o compromisso
    social e profissional do estudante-pesquisador;
  • Identificar
    e selecionar fontes de informações científicas para elaboração de pesquisa
    bibliográfica e de projetos de pesquisa;
  •  Consultar
    periódicos científicos em ambiente virtual;
  •  Realizar
    pesquisa bibliográfica;
  • Aplicar
    as normas da ABNT para a realização de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Desenvolver
    habilidades na apresentação escrita e oral de trabalhos acadêmicos e
    científicos
  • Identificar
    os diferentes delineamentos de investigação científica e suas etapas de
    execução, e
  • Planejar
    um projeto de investigação científica.

Vivenciar condutas empáticas e não empáticas na relação profissional; e Interagir empaticamente com um dos colegas, em situação de ajuda e de conflito.