A disciplina Atenção a Saúde do Adulto tem carga horária total de 360 horas, sendo 210 de pratica e 150 de teoria e tem como objetivos:
* Conhecer e atuar nos serviços de atenção primária a saúde;
* Realizar diagnóstico utilizando os determinantes dos modos de vida e saúde- condições de vida e trabalho, problemas psicossociais e sanitários, privilegiando os territórios das Unidades Básicas de Saúde;
* Identificar as ações de promoção à saúde, de prevenção das doenças e de atenção e recuperação dos agravos para o adequado enfrentamento das necessidades de saúde dos indivíduos, famílias e comunidade;
* Discutir e implementar propostas, bem como desenvolver práticas de acordo com o diagnóstico e demandas das comunidades atendidas pelas UBS, articuladas com outros profissionais, serviços de saúde e lideranças da comunidade, privilegiando ações interdisciplinares e intersetoriais; e
* Assistir o indivíduo adulto nas necessidades básicas
afetadas, naqueles com risco de infecção e infestação atendidos nos serviços de
atenção primária da saúde e em organizações da sociedade civil.
- Professor: Carolina Maia Martins Sales
- Professor: Renata Santos de Souza
- Professor: Roseane Vargas Rohr
Disciplina obrigatória do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, com carga horária de 04 (quatro) horas semanais, 60 horas totais e 04 (quatro) créditos.
As habilidades (comumente denominada "ementa") a que se propõe a disciplina são as de valorizar a educação como prática social, enquanto uma dimensão educativa do perfil profissional do enfermeiro, considerando o direito de cidadania do trabalhador e, também, do sujeito que se utiliza do Sistema Único de Saúde. A missão da disciplina é a de planejar e desenvolver ações educativas para indivíduos, comunidades e/ou membros da equipe de enfermagem, considerando os aspectos éticos e as políticas de saúde vigentes.
- Professor: Túlio Alberto Martins de Figueiredo

Fundamentos teóricos, sociais, epidemiológicos e culturais do envelhecimento. Políticas públicas de saúde e estatuto do idoso. Alterações fisiológicas e funcionais na pessoa idosa. Importância do atendimento no contexto familiar, hospitalar e em instituição de longa permanência. O enfermeiro no cuidado ao indivíduo idoso, considerando-o em sua relação com o meio ambiente, observando, avaliando e intervindo para a promoção, prevenção e recuperação da saúde.
OBJETIVOS
1. Conhecer e compreender os fundamentos teóricos e conceituar os termos associados ao envelhecimento;
2. Identificar e relacionar os fatores determinantes do envelhecimento biológico e psicossocial;
3. Compreender, reconhecer e descrever os fatores epidemiológicos, sociais e culturais determinantes do processo de envelhecimento mundial e nacional;
4. Discutir as questões políticas relacionadas a pessoa idosa;
5. Identificar concepções que subsidiam e retratam a rede de atenção integral a saúde do idoso;
6. Identificar as demandas de saúde mental da população idosa;
7. Conhecer os instrumentos de avaliação psicopatológica em psicogeriatria;
8. Identificar os transtornos psiquiátricos nos idosos;
9. Realizar a avaliação geriátrica ampla;
10. Reconhecer as principais síndromes geriátricas;
11. Reconhecer urgências e emergência geriátricas.
12. Sistematizar a assistência de enfermagem para a pessoa idosa na rede de atenção à saúde.
- PROFESSORA: Karla de Melo Batista
- PROFESSORA: Kallen Dettmann Wandekoken
- PROFESSORA: Fabiana Gonring Xavier
Apropriar-se dos conhecimentos da epidemiologia e bioestatística para planejar as ações de saúde.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/BASES TECNOLÓGICAS
- História, importância, usos e objetivos da epidemiologia
- Processo saúde-doença
- Medidas e Indicadores
- Transição epidemiológica
- Epidemiologia das doenças transmissíveis e não transmissíveis
- Vigilância epidemiológica
- Estatística vital
- Delineamentos em epidemiologia
- Distribuição de freqüências
- Tabelas e representações gráficas
- Medidas de tendência central e de dispersão
- Medidas de risco
- Testes estatísticos
EMENTA/HABILIDADES
- Identificar a concepção do processo saúde-doença.
- Analisar e interpretar os indicadores de saúde.
- Identificar o perfil epidemiológico da sociedade em que está inserido.
- Aplicar os instrumentos da epidemiologia.
- Relacionar a importância e os objetivos da epidemiologia e da estatística aplicada à saúde.
- Identificar e analisar os processos componentes da saúde-doença.
- Descrever e analisar, na perspectiva demográfica e epidemiológica, as características da população brasileira organizar, apresentar e analisar dados em saúde.
- Relacionar e criticar desenhos de estudos epidemiológicos que descrevam problemas da realidade de saúde
- Identificar e analisar a importância e os objetivos da vigilância epidemiológica no planejamento em saúde
- Planejar, executar e apresentar uma observação epidemiológica.
- Professor: Karina Covre Loriato
- Professor: Thiago Nascimento do Prado
A disciplina de MEtodologia Cientifica tem 45 horas e tem como objetivo realizar trabalhos acadêmicos e científicos subsidiando uma prática crítica e científica da enfermagem.
- Professor: Carolina Maia Martins Sales
- Relacionar
a importância do desenvolvimento científico e tecnológico com a resolução dos
problemas de saúde, levando-se em consideração aspectos éticos, o compromisso
social e profissional do estudante-pesquisador; - Identificar
e selecionar fontes de informações científicas para elaboração de pesquisa
bibliográfica e de projetos de pesquisa; - Consultar
periódicos científicos em ambiente virtual; - Realizar
pesquisa bibliográfica; - Aplicar
as normas da ABNT para a realização de trabalhos acadêmicos e científicos; - Desenvolver
habilidades na apresentação escrita e oral de trabalhos acadêmicos e
científicos - Identificar
os diferentes delineamentos de investigação científica e suas etapas de
execução, e - Planejar
um projeto de investigação científica.
Vivenciar condutas empáticas e não empáticas na relação profissional; e Interagir empaticamente com um dos colegas, em situação de ajuda e de conflito.
- Professor: Túlio Alberto Martins de Figueiredo