Ementa:

Introdução à Educação Interprofissional (EIP). Histórico e desafios da EIP. Comunicação interprofissional. Atenção centrada no paciente. Facilitadores de EIP: educação permanente x educação continuada. Métodos de ensino-aprendizagem utilizados na EIP. Elaboração de produtos técnico-científicos.

Conteúdo programático:

1. Utilização dos conceitos (multi, inter, transdisciplinar, interprofessional,etc..).

2. A importância da educação interprofessional em saúde

3. Competências da prática colaborativa (CIHC, 2010)

4. Compartilhando experiências em EIP / roda de conversa

5. Elaboração de seminário / apresentação de produtos

Ementa:

Conceitos e Histórico do Telessaúde/Teleodontologia. Aplicações, potencialidades e desafios do Telessaúde/Teledontologia. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Odontologia. Ética e Telessaúde/Teleodontologia. Experiências internacionais, nacionais e estadual.

Conteúdo programático:

1. Aspectos conceituais (definições e terminologias) do Telessaúde/Teleodontologia. Histórico do uso das TICs em saúde.

2. Aplicações, potencialidades e desafios do Telessaúde/Teledontologia. Formas de interação. Serviços ofertados. Objetivos do Telessaúde/Teledontologia. Equipamentos utilizados.

3. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Odontologia.

4. Aspectos éticos e legais na utilização das ferramentas do Telessaúde/Teleodontologia.

5. Experiências exitosas no âmbito internacional, nacional e estadual. O Telessaúde no Espírito Santo.