Este curso de cálculo trata de ensinar os conteúdos dos programas de Cálculo I, a saber: Funções, limites, derivadas, regras de derivação, problemas de máximos e mínimos, aplicações de derivadas.

O curso busca a todo momento, incentivar o aluno a visualizar problemas de cálculo de forma aplicada.

Atividades destinada para os estudantes da disciplina de Cálculo II no projeto de ensino Matemática Aplicada e Cálculo Diferencial e Integral Aplicado.

Ementa: Métodos geofísicos de exploração de petróleo (sísmica, gravimetria, magnetometria e método eletromagnético), aquisição e interpretação dos dados. Conceitos de perfilagem a poço aberto, tipos de perfis mais utilizados, aquisição e interpretação dos dados. Estudos de caso.

Agrupar os principais fenômenos geotectônicos e paleontológicos ao longo dos diferentes éons e discutir sua aplicação na distinção de cada uma das eras estabelecidas. Compreender a história da Terra após a configuração atual dos continentes em comparação com os estágios anteriores. Conhecer os fundamentos filosóficos da Geologia Histórica. Compreender os critérios para definição da escala do tempo geológico

Ementa: Princípios físicos da desintegração radioativa e da geocronologia; Princípios da espectrometria de massa; Noções sobre coleta e preparação química de amostras; O método da diluição isotópica. Os principais sistemas usados em geocronologia e suas aplicações: Traço de fissão da apatita; Os métodos K-Ar, Ar-Ar, Rb-Sr, Sm-Nd, Re-Os e Lu-Hf; Isótopos de Sr e Nd; Série U-Th-Pb. Geologia isotópica de Pb; Estudos e Aplicações de isótopos estáveis: Carbono, Oxigênio, Enxofre, Trítio, Termoluminescência. Estudos de proveniência de sedimentos.
Ementa: Abundância dos elementos no Universo e Sistema Solar. Abundância, distribuição e comportamento geoquímico de elementos na Terra. Ciclo geoquímico endógeno. Classificação de Golschmidt e afinidades geoquímicas; Elementos compatíveis, incompatíveis (HFS e LILE) e Elementos Terra Raras; Composição química de rochas ígneas e cristalização magmática; Rochas vulcânicas e séries magmáticas; Geoquímica em Metamórfica; As esferas do sistema Terra e os ciclos geoquímicos exógenos; Geoquímica do solo; Técnicas e tratamento de dados geoquímicos; Interação entre geoquímica e geocronologia. Geoquímica das mineralizações.

Objetivos do curso:

Reconhecer os principais tipos de rochas sedimentares, relacionando-as a seus ambientes e processos de sedimentação, além dos aspectos diagenéticos; Entender a aplicabilidade do estudo de rochas sedimentares principalmente no que diz respeito a questões ambientais, exploração de hidrocarbonetos e outros recursos minerais relacionados.


Ementa: Ambientes passíveis de impacto; Políticas de desenvolvimento integrado. Instrumentos de gestão e suas implementações; Legislação ambiental; EIA/RIMA; Controle de qualidade ambiental; Critérios ambientais na definição do planejamento; Utilização de modelos e de instrumentos de planejamento; Inserção do planejamento no sistema da gestão ambiental; Análise de risco; Impactos sociais e gerenciamento ambiental; Gestão urbana; Projetos de conservação.