EMENTA

 
Pressupostos, características e diferentes concepções de Didática. Teorizações sobre o ensino, as práticas da situação de aula e as determinações sociais e culturais na organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico. A relação professor-aluno-conhecimento. Exame das especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. O processo e as formas de ensino: planejamento da organização, da avaliação, e de formas de interação com a escola. Identificação e análise de estratégias e recursos de ensino: a elaboração de objetivos, a seleção e a natureza dos conteúdos, e a adequação da metodologia.

Fundamentos históricos e filosóficos da educação. A relação entre gnosiologia e ontologia. A importância da educação. A relação dialética entre civilização e barbárie. As bases ontológicas da constituição do ser humano: trabalho, linguagem, cultura. Aspectos da educação escolar e a sociedade contemporânea - preconceitos e discriminações; bullying e trote universitário; xenofobia, misoginia, homofobia, lgbtbfobia.Filosofia e educação: correntes e tendências do pensamento filosófico no campo da educação brasileira; História da educação - da antiguidade à sociedade hodierna.

Da administração escolar à gestão educacional:questões teórico-conceituais. Estado, planejamento e gestão educacional no Brasil. A gestão democrática no sistema de ensino e no estado do Espírito Santo. Mecanismos de Gestão Democrática (órgãos colegiados, representação e processos decisórios). Autonomia pedagógica e financeira da escola.

EMENTA

Análise histórica da
educação brasileira no contexto dos movimentos sócio-históricos, políticos,
econômicos e culturais em diferentes momentos da História do Brasil; a
repercussão desses movimentos na configuração de teorias e de práticas educacionais
engendradas em diferentes contextos.


EMENTA

A configuração histórica do Estado
Brasileiro. A função social da educação e definição da política educacional.
Estado e planejamento educacional: centralização/descentralização,
público/privado e quantidade/qualidade. Organização, financiamento, gestão e
avaliação da Educação Básica. Política de formação de professores no Brasil.
Política educacional no Espírito Santo.  


Objetivo geral: Analisar as políticas de Educação Básica no Brasil e no Espírito Santo, relacionando-as aos conceitos de Estado, política, sociedade e educação.

Objetivos específicos: 

  • Conhecer a gênese do Estado, em seus aspectos históricos, segundo as principais perspectivas teóricas sociais modernas, com suas ramificações contemporâneas;
  • Identificar a configuração do Estado no Brasil, e suas relações com a democracia e a política educacional no Brasil de hoje;
  • Problematizar as reformas educacionais mais recentes, considerando os processos de globalização e crise do Estado- nação;
  • Compreender o sistema educacional brasileiro em sua organização e funcionamento, relacionando-o às teorias do Estado.
  • Compreender e analisar, de forma crítica, a legislação educacional vigente;
  • Analisar a função social da escola, do direito à educação, com base na legislação educacional vigente;
  • Compreender o histórico, conquistas, avanços e desafios presentes nas políticas de financiamento da educação brasileira;
  • Analisar políticas de formação e condição de trabalho docente.