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Departamento de Educação Política e Sociedade
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Fundamentos históricos e filosóficos da educação. A relação entre gnosiologia e ontologia. A importância da educação. A relação dialética entre civilização e barbárie. As bases ontológicas da constituição do ser humano: trabalho, linguagem, cultura. Aspectos da educação escolar e a sociedade contemporânea - preconceitos e discriminações; bullying e trote universitário; xenofobia, misoginia, homofobia, lgbtbfobia.Filosofia e educação: correntes e tendências do pensamento filosófico no campo da educação brasileira; História da educação - da antiguidade à sociedade hodierna.

EMENTA

Pressupostos, características e diferentes
concepções de Didática. Teorizações sobre o ensino, as práticas da situação de
aula e as determinações sociais e culturais na organização e desenvolvimento do
trabalho pedagógico. A relação professor-aluno-conhecimento. Exame das
especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. O
processo e as formas de ensino: planejamento da organização, da avaliação, e de
formas de interação com a escola. Identificação e análise de estratégias e
recursos de ensino: a elaboração de objetivos, a seleção e a natureza dos
conteúdos, e a adequação da metodologia.

EMENTA

Análise histórica da
educação brasileira no contexto dos movimentos sócio-históricos, políticos,
econômicos e culturais em diferentes momentos da História do Brasil; a
repercussão desses movimentos na configuração de teorias e de práticas educacionais
engendradas em diferentes contextos.


EMENTA

A configuração histórica do Estado
Brasileiro. A função social da educação e definição da política educacional.
Estado e planejamento educacional: centralização/descentralização,
público/privado e quantidade/qualidade. Organização, financiamento, gestão e
avaliação da Educação Básica. Política de formação de professores no Brasil.
Política educacional no Espírito Santo.