- Possibilitar a reflexão a respeito da natureza da pesquisa filosófica.
- Orientar procedimentos básicos de condução objetiva da investigação em filosofia.
- Discutir questões como: o que é um problema filosófico? Como realizar um levantamento bibliográfico? Qual a importância da exegese interpretativa dos textos filosóficos? Como problematizar o texto objeto da pesquisa filosófica?
- Orientar procedimentos de delimitação rigorosa do objeto/tema da pesquisa filosófica.
- Apresentar plataformas virtuais e recursos apropriados para o procedimento de levantamento bibliográfico.
- Possibilitar o desenvolvimento da escrita filosófica em plena interlocução com a bibliografia de estudo.
- Professor: Abraao Carvalho Nogueira
- Professor: Maurozan Soares Teixeira
- Professor: Abraao Carvalho Nogueira
- Professor: Maurozan Soares Teixeira
Nome da disciplina optativa:
Seminário de filosofia contemporânea IV
Ementa:
Estudo sequencial de uma obra ou assunto importante da filosofia contemporânea.
Objetivos específicos:
-
Conhecer as obras pioneiras e os fundamentos da filosofia feminista contemporânea na frança.
-
Compreender a construção dos cânones filosóficos nas suas dimensões socio- históricas.
-
Estudar um exemplo de reconstrução de uma história das mulheres filósofas: o período de 1880-1950 na França.
Conteúdo programático:
O lugar da mulher na filosofia francesa contemporânea.
Esta disciplina será composta por duas partes. Na parte 1, veremos como, através de uma introdução ao pensamento de duas pioneiras da história das mulheres filósofas e da filosofia feminista (Michèle Le Doeuff e Geneviève Fraisse), o lugar da mulher na filosofia francesa contemporânea, bem como seu silenciamento, se encontraram questionados. Abordaremos nessa ocasião ferramentas das autoras tais como os conceitos de “imaginário filosófico” e de “sexo como filosofema”, bem como a dimensão socio-histórica dos discursos filosóficos, através da tradição interdisciplinar da assim chamada “socio-história da filosofia”. Na parte 2, veremos uma aplicação prática dessas ferramentas para contribuir com a reconstrução de uma história das mulheres filósofas, através do exemplo de pesquisa sobre o período 1880-1950 na França.
Metodologia:
A aula será ministrada na plataforma pública Conferência Web.
O link é: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/annabelle-bonnet
O convite para acesso à sala de aula da disciplina será enviado após a matrícula. As atividades síncronas serão compostas por uma aula expositiva e discussões de textos, durante 1h30 por semana. As atividades assíncronas serão compostas, durante 2h30 por semana, por vídeo-aulas, leituras de textos selecionados e escrita de fichamentos.
Avaliação:
1. Prova escrita ao final da Parte 1, sobre compreensão das linhas gerais do debate «Mulheres e Filosofia». Como critério, serão verificados: correção na compreensão aprofundada do pensamento das filósofas estudadas.
2. Trabalho, na forma de artigo, a ser apresentado no final da disciplina, de 03 a 10 páginas, em Times New Roman, letra 12, espaço 1,5. Detalhes serão especificados no início da disciplina. Como critério, serão verificados: delimitação do assunto a ser trabalhado, desenvolvimento aprofundado da questão apresentada e coesão textual.
Bibliografia:
Leituras obrigatórias
-
FRAISSE, Geneviève. Os amigos dos nossos amigos. Rio de Janeiro: Zazie edições. 2018.
-
LE DOEUFF, Michèle. El estudio y la rueca. De la mujeres, de la filosofia, etc. València: Ediciones Cátedra. 1993.
-
RIOT-SARCEY, Michèle. As mulheres de Platão a Derrida ou o sujeito impossível da história. Labrys, Estudos feministas. Janeiro-julho 2004.
-
BOURDIEU, Pierre. As ciências sociais e a filosofia. Educação & linguagem. Ano 10. N°16. Julho-Dezembro 2007. p. 19-36.
Leituras complementares
-
COLLIN, Françoise, VARIKAS, Eleni, PISIER, Évelyne. Les femmes de Platon à Derrida, Anthologie critique, Paris, Dalloz, 2001.
-
FRAISSE, Geneviève, Musa de la razón: la democracia excluyente y la diferença de los sexos. València: Ediciones Cátedra. 1989.
-
HOWELLS, Christina. French women philosophers. Londres, Nova York: Routledge, 1994.
-
BONNET, Annabelle, Obtenir l'égalité philosophique. L'accès des femmes à la philosophie en France (1868-1918). Orbis Linguam. Vol 53/2019. p. 209-219.
-
BONNET, Annabelle, Contribuição para a história das mulheres filósofas e do pensamento feminista: Uma entrevista com Michèle Le Doeuff. Outubro de 2019. Tradução própria.
O objetivo do estudo da pratica de ensino esta diretamente relacionado ao desenvolvimento de praticas de produção e socialização do saber e processos metodológicos subjacentes numa perspectiva critico-emancipatoria, preconizando portanto, uma relação dinâmica entre: cotidianidade escolar e aspectos sócio-políticos-filosóficos, características fundamentais das principais correntes do pensamento filosófico contemporâneo e suas implicações sobre tendências pedagógicas e abordagens de ensino decorrentes. Metodologia de pesquisa e metodologia de ensino.
O exercício da práxis critica relacionada ao campo de produção e socialização do saber desenvolve-se através do planejamento; execução e avaliação do processo de ensino-aprendizagem em filosofia no ensino médio; leitura, reflexão e registro da realidade e aplicação de princípios e procedimentos metodológicos a contextos escolares específicos.
- Professor: Edson Maciel Junior
SEMANA DE APRESENTAÇÃO: INTRODUÇÃO
SEMANA 1: A LEITURA FILOSÓFICA e PROCEDIMENTOS DE LEITURA
SEMANA 2: A ESCRITA FILOSÓFICA
SEMANA 3: FILOSOFIA: GÊNESE, MODOS E ACESSOS
SEMANA 4: FILOSOFIA: GÊNESE, MODOS E ACESSOS
SEMANA 5: ESCOLAS DA FILOSOFIA ANTIGA
SEMANA 6: TEMAS DA FILOSOFIA MEDIEVAL
SEMANA 7: CORRENTES DA FILOSOFIA MODERNA
SEMANA 8: CORRENTES DA FILOSOFIA MODERNA
SEMANA 9: TEMAS DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
SEMANA 10: TEMAS DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
SEMANA 11: O PROBLEMA DO SUJEITO
SEMANA 12: FILOSOFIA E POLÍTICA
SEMANA 13: QUESTÕES DE PODER
SEMANA 14 CONCEPÇÕES DE ÉTICA
SEMANA 15: FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO
SEMANA 16: ATUALIZAÇÃO DE ESTUDOS
SEMANA 17: PROVA FINAL- Professor: Claudia Pereira do Carmo Murta