ECO
1.07.06.00.00.00.00
Departamento de Economia
Campus de Goiabeiras

Ementa

Modelos de Regressão Linear Simples: Estimação – Método de Mínimos Quadrados Ordinários; Inferência. Modelos de Regressão Linear Múltipla: Estimação; Inferência; Regressão Múltipla com Informação Qualitativa: Variáveis Binárias. Problemas Econométricos do Modelo de Regressão Linear: Heteroscedasticidade; Autocorrelação; Multicolinearidade; Problemas de Especificação e Erro nas Variáveis.


Ementa

Introdução: o campo da Microeconomia; as forças de mercado da oferta e da demanda; elasticidade e suas aplicações; oferta, demanda e políticas econômicas do governo; excedente do consumidor, excedente do produtor e eficiência de mercado. Teoria do consumidor: restrição orçamentária; preferências; preferência revelada; utilidade. Escolha ótima do consumidor e o multiplicador de Lagrange; derivação teórica da curva de demanda; demanda individual e de mercado; efeitos renda e substituição. Equação de Slutsky.


Ementa. A transição ao capitalismo e a acumulação primitiva. Valor e trabalho humano; produtividade e intensificação do trabalho. A relação valor-preço de mercado: produção, apropriação e transferência de valor. A desmaterialização da riqueza e do dinheiro. O fetichismo e a alienação. O dinheiro. O capital como substantivação do valor e a inversão do sujeito histórico. Mais valia absoluta, relativa e extra. A dialética da essência e da aparência e a natureza da relação salarial. A lei da apropriação capitalista. Exército industrial e as formas de existência da superpopulação relativa.

Curso de Especialização em Economia e Desenvolvimento Agrário, convênio da UFES com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).
Apoio do Programa Nacional de Eduação para a Reforma Agrária (PRONERA), turma especial para beneficiários da reforma agrária.
Ambito nacional, pedagogia da alternância (tempo escola - tempo comunidade).

O objetivo do Grupo de Pesquisa em Econometria (GPE) é produzir pesquisas/trabalhos científicos nas diversas áreas de economia, fazendo o uso de modelos matemáticos, estatísticos e econométricos. De outra forma, a ideia é aplicar métodos matemáticos, estatísticos e econométricos, já existentes ou desenvolvidos pelo grupo, à temas de interesse na área de economia, visando fortalecer a interação entre a produção científica acadêmica, o setor público, o setor privado e a sociedade em geral.

Ambiente virtual da disciplina de Introdução à Economia para os alunos do curso de Ciências Econômicas