Disciplina obrigatória do Curso de Matemática - Licenciatura.

Ementa da disciplina  Análise Combinatória e Probabilidade Discreta (MPA13059):

O estudo da Análise Combinatória como tema estruturador, que permite a análise de situações reais presentes no mundo contemporâneo e a articulação de diferentes áreas de conhecimento.

O ensino da Análise Combinatória no Ensino Médio: Princípio fundamental da contagem, permutações, arranjos e combinações. Binômio de Newton. O ensino da probabilidade na educação básica: Espaço amostral e definição de probabilidade. Probabilidade condicional, independência e Teorema de Bayes.

Carga Horária:

30 horas presenciais + 15 em modalidade EaD.

Este ambiente virtual dá suporte à disciplina Cálculo Diferencial Integral I (MPA13054) com relação à videoaulas e listas de exercícios. Serão realizadas, nessa plataforma, atividades avaliativas. 

Este ambiente virtual dá suporte à disciplina Cálculo Diferencial Integral I (MPA13054) com relação à videoaulas e listas de exercícios. Serão realizadas, nessa plataforma, atividades avaliativas. 

Sala virtual de apoio didático com exercícios sobre alguns tópicos da matemática elementar (operações com frações, potenciação, radiciação, distributividade, produtos notáveis, funções do primeiro e segundo grau).

Sala virtual da disciplina MPA068844 - Matemática Básica I, TMA02, Ter - Qui: 20-22h.

Sala virtual da disciplina MPA068844 - Matemática Básica I, turmas MA01 e MA02.

Disciplina obrigatória do curso de Matemática - Licenciatura, campus de Alegre.

Ementa:  A calculadora como recurso no ensino da matemática nos níveis fundamental e médio. A produção de textos matemáticos recursivos à prática de ensino de matemática na Educação Básica em plataformas baseadas em TEX/LATEX. Recursos computacionais para o ensino de matemática na Educação Básica e sua exploração prática: planilhas eletrônicas, softwares livres de geometria dinâmica e computação algébrica e outros programas científicos e matemáticos aplicados ao ensino da matemática. Simulação de atividades em ambientes da Educação Básica a partir da estratégia do uso dos recursos computacionais.