Ementa
Histórico e evolução do handebol; O valor educativo do esporte com especial ênfase no handebol; Abordagem didática, pedagógica e metodológica dos fundamentos técnicos e táticos dos esportes coletivos com especial ênfase no handebol; Processos didáticos e pedagógicos para o ensino da modalidade em diferentes níveis com especial ênfase na iniciação; Princípios científicos do treinamento e a formação de equipes de handebol; Processos pedagógicos dos fundamentos do handebol: manejo de bola, passes, recepção, drible, progressão, fintas e arremessos; Princípios básicos das técnicas de marcação da quadra; Noções básicas de sistemas ofensivos e defensivos; Conhecimento das regras básicas do handebol; Metodologias de ensino.

Conteúdo programático (aulas teóricas)
Unidade I: Pedagogia do desporto e aplicada ao handebol
Unidade II: História e evolução do handebol
Unidade III: Iniciação esportiva universal
Unidade IV: Preparação física aplicada aos esportes coletivos
Unidade V: Técnica e tática aplicadas ao handebol
Unidade VI: Sistemas de jogo no handebol
Unidade VII: Metodologia de ensino do handebol e regras básicas

Conteúdo programático (aulas práticas)
Unidade I: Manipulação e recepção (estudo teórico e prático, tipos de recepção e processos pedagógicos); Passe (estudo teórico e prático, divisão do passe e processos pedagógicos); Arremessos (estudo teórico e prático, tipos de arremessos e processos pedagógicos); Drible (estudo teórico e prático, tipos de dribles e processos pedagógicos); Tiro de 7 metros.
Unidade II: Defesa (formação, posição básica, movimentação lateral); Progressões (estudo teórico e prático, tipos de progressão e processos pedagógicos); Finta (estudo teórico e prático, tipos de finta e processos pedagógicos); Marcação (individual, setor ou zona, misto ou combinado); Ataque e contra-ataque; Noções sobre goleiro.
Unidade III: Sistemas defensivos e ofensivos.