1. Entender a abordagem teórica e metodológica da
“Escola Britânica” de Antropologia; 2.
Mapear os contextos históricos e culturais que propiciaram a ruptura com o
modelo evolucionista; 3.
Compreender a emergência da abordagem teórica e metodologia do funcionalismo
e estrutural-funcionalismo; 4.
Compreender a constituição, a consolidação e o alcance da etnografia como
método privilegiado da antropologia social. |
BIBLIOGRAFIA DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e
heróis. Zahar: Rio de Janeiro, 1983. EVANS-PRITCHARD, E.E. Os Nuer. São Paulo, Perspectiva, 1978. EVANS-PRITCHARD, E. E. Oráculos e magia entre os Azande. Zahar: RJ,
2005. FORTES, M. & PRITCHARD, E. Sistemas Políticos Africanos. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 1981. KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Edusc: São Paulo,
2002. LABURTHE-TOLRA Philippe
& WARNIER, Jean-Pierre. Etnologia Antropologia. Petrópolis: Vozes,
1997. LEACH, Edmund R. Edmund Leach. Roberto Da Matta (Org).
Ática: SP, 1983. LEACH, Edmund R. Sistemas políticos da Alta Birmânia. EDUSP: São
Paulo, 1995. MAGGIE, Yvonne. Guerra
de Orixá. Zahar: Rio de janeiro, 1983. MALINOWSKI, Bronislaw. Os argonautas do
pacífico Ocidental. Abril: São Paulo, 1973. MERCIER, Paul. História da Antropologia. Teorema: Lisboa, 1984. RADCLIFFE-BROWN. Estrutura e função na sociedade primitiva. Vozes: RJ,
1973. TURNER, Victor. O processo ritual. Vozes, Rio e Janeiro: 1974. VAN GENNEP, Arnold. Os Ritos de passagem. Petrópolis: RJ, 1978. WESSELING, H, L. Dividir para dominar: a
partilha da África- 1880-1914. Rio de Janeiro. Ed. UFRJ – ed. REVAN.1998. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A avaliação da disciplina
será feita mediante três notas: a) 3 Provas escritas sobre os conteúdos
tratados em cada unidade (10 pontos cada), b) seminário com base na
bibliografia indicada (10 pontos) e Trabalho etnográfico escrito e
apresentado sobre assunto tratado nas bibliografias estudadas (10 pontos). A
nota final será a média das 5 notas. Serão observados a participação e
assiduidade às aulas. A avaliação é um processo constante e será objeto de
preocupação diário na disciplina. “São considerados aprovados
apenas os alunos que obtêm comparecimento igual ou superior a 75% (setenta e
cinco por cento) das aulas. São considerados aprovados os alunos com média
igual ou superior a 7,0 (sete) nestas avaliações. Os alunos com média
inferior a 7,0 (sete) deverão fazer uma prova final, sendo considerados
aprovados os que obtiverem média igual ou superior a 5,0 (cinco) relativa às
notas da prova final e da média das avaliações do semestre”. |