Ementa: Texto e contexto. Níveis de organização do discurso. Análise de tópicos. Pragmática do discurso. Pistas de contextualização e inferências. Características dos discursos oral e escrito. Coerência e coesão. Oralidade e letramento. Discurso e ideologia.

Objetivos: 

Compreender o percurso histórico-metodológico da Análise Crítica do Discurso : sua gênese, o discurso como objeto de análise e os principais diálogos travados no interior da teoria; 2. Conhecer as bases epistemológicas da Análise do Discurso Anglo-saxônica que a caracteriza como uma teoria interdisciplinar;

Conteúdo Programático:

Unidade I - Introdução à Análise do Discurso

1.1 Análise do Discurso: percurso histórico, objeto e pressupostos; 1.2 Linguística, Marxismo: diferentes campos disciplinares que dialogam com a AD, 1.3 Noções de língua, fala, texto e discurso, 1.4 O sentido e a relação com a exterioridade;

Unidade II - Discurso e construção de sentido

2.1 Discutindo as categorias: ideologia, sentido, sujeito, formação discursiva, formação ideológica, condições de produção, relações de poder; 2.2 Memória, relações interdiscursivas e construção do sentido; 2.3 A contribuição de Bakhtin para a AD; 2.4 - A Análise Crítitca do discurso 2.5 Análise do discurso e construção de identidades.

Bibliografia básica 

ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Portugal, Presença; Brasil, Martins Fontes, 1998.

BAKHTIN, M. 2000. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

-------.1986. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo, Hucitec. BECHARA, E. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? São Paulo: Ática, 1985. (Série Princípios).

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Bibliografia complementar 

TRASK, R.L. Dicionário de linguagem e linguística. São Paulo: Contexto, 2004.

CHARAUDEAU, P. e MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

SOARES, M. Linguagem na escola. Uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986

PONTES, E. Sujeito: da sintaxe ao discurso. São Paulo: Ática, 1986.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, T. T.da (org.). 2000. Identidade e diferença. Petrópolis: Vozes, 2000.

Cronograma

Etapa 1 - Eixo Temático: Introdução à conceitos básicos e filosóficos da Análise do Discurso

Etapa 2 - Eixo Temático: Discurso e construção de sentido