EMENTA 

Introdução aos fundamentos históricos e técnicos da fotografia. Apresentação dos elementos básicos da fotografia como poética. Abordagem da relação da fotografia com o documento, com a representação do real e com o campo da arte. Reflexão crítica relativa à influência da fotografia na arte moderna e na arte contemporânea. Desenvolvimento de trabalhos artísticos que lidem com a fotografia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. História da fotografia
  2. Fotografia e Arte Moderna
  3. Fotografia e Arte Contemporânea
  4. Prática fotográfica: técnicas, experiências e produções. 

METODOLOGIA

Aulas expositivas com introdução teórica e exercícios práticos. 

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

 

A avaliação é processual e com base na participação das aulas e entrega de exercícios avaliativos que totalizam 10 pontos, assim distribuídos:

  • Pontualidade, desempenho e participação construtiva e compromisso com a dinâmica em sala – peso 05.
  • Execução e pontualidade dos exercícios propostos – peso 05.
  • Portfólio e Exercícios temáticos semanais: apresentação e análise dos trabalhos por meio de portfólio: organização, investimento, empenho, técnica e efeito estético. (20 pontos)
  • Projeto Individual. (10 pontos)
  • Seminário e texto crítico. (10 pontos)
  • Projeto Coletivo a ser criado e desenvolvido durante o semestre (10 pontos)

A média final será o resultado da soma dos exercícios avaliativos, portfólio, seminário e projeto coletivo,  divididos por seis.

Em caso de não alcançar a média final de 7 pontos, o aluno fará uma prova de recuperação final no valor de 10 pontos. A média final após a prova de recuperação deverá ser superior à 5 pontos para aprovação.