EMENTA: Familiarização e desenvolvimento progressivo da rítmica aplicada à prática musical. Conceitos, análise, composição e exercícios.

OBJETIVO: 

1) Vivenciar propostas elaboradas por diversos autores que apontam a sensação física do movimento rítmico como elemento fundamental, utilizando como método a execução conjunta de exercícios em classe.

2) Desenvolver interiorização, dissociação e multiplicidade rítmica através de ações combinadas entre partes do corpo, a voz, instrumentos musicais e outras formas de produção de som.

3) Aprimoramento da leitura musical.

4) Aplicação prática dos conteúdos abordados, através de atividades de criação e debate.  

METODOLOGIA: Execução conjunta de leituras rítmicas; elaboração de performances musicais em grupo, que usem também sons não produzidos por instrumentos acústicos e a voz; aplicação dos conteúdos abordados de três formas: (a) criação de pequenos exercícios de composição, individuais e em grupo, para serem interpretados em aula; (b) análise e apreciação de obras do repertório do século XX provenientes de diversos universos sonoros – do erudito, de gêneros da música e da cultura popular, de comunidades tradicionais, etc.; e (c) debater situações vividas pelos alunos em suas práticas musicais, dentro e fora do ambiente acadêmico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

O programa será desenvolvido nas seguintes unidades que contemplam as propostas inclusas na metodologia, ou seja, que englobam os exercícios de ação combinada, o debate em sala e os trabalhos criados pelos alunos visando internalização das estruturas rítmicas nos compassos simples e compostos:

UNIDADE I – Revisão teórica, internalização do pulso no corpo e familiarização com figuras de tempo e contratempo

UNIDADE II – Familiarização com figuras de quarto de tempo e pontuadas

UNIDADE III – Exploração de subdivisões menores e quiálteras