EMENTA: Desenvolvimento progressivo da percepção como ferramenta de compreensão da linguagem musical. Conceitos, análise, apreciação, improvisação, composição e exercícios.
OBJETIVO:
1) Desenvolvimento simultâneo da prática auditiva, formação da imagética auditiva e grafia de células rítmicas, intervalos entre alturas, frases, seções e progressões harmônicas
2) Aprimoramento da leitura musical e da criatividade (improvisação e composição)
3) Ampliar a percepção e o entendimento da linguagem musical através da aplicação prática dos conteúdos abordados
METRODOLOGIA:
Aulas de caráter prático onde se propõem atividades de diversos tipos: (a) solfejo e transcrição, individuais e em grupo, de elementos musicais; (b) análise e apreciação de obras do repertório variado provenientes de diversos universos sonoros – do erudito, de gêneros da música e da cultura popular, de comunidades tradicionais, etc.; e (c) debate de situações vividas pelos alunos em suas práticas musicais, dentro e fora do ambiente acadêmico, relacionados à percepção musical.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO :
O programa será desenvolvido nas seguintes unidades que contemplam as propostas inclusas na metodologia:
UNIDADE I – Revisão teórica, familiarização com o processo de decodificação e notação da música
UNIDADE II – Aprimorando algumas ferramentas perceptivas: memorização, audição interna e solfejo
UNIDADE III – Desenvolvimento da escuta consciente: estruturas musicais - intervalos, frases, harmonias e seções
- Professor: Potiguara Curione Menezes