Ementa: Reflexão teórica e atividades práticas relativas a uma poética multidisciplinar, tendo em vista a permeabilidade entre os meios e a crescente presença de investigações transversais. Experimentação com elementos textuais e audiovisuais, explorando o terreno crítico da relação da arte com os meios de reprodutibilidade técnica.

Objetivos Específicos:
1. Refletir sobre a ausência de limites fixos entre os meios no contexto da arte, analisando a dimensão conceitual de práticas artísticas baseadas em investigações transversais;

2. Discutir as relações da arte com os meios de reprodutibilidade técnica e com elementos textuais e audiovisuais;

3. Desenvolver a experimentação prática e reflexiva dos alunos em projetos artísticos que busquem uma adequação entre a estratégia de ação e a matéria envolvida, bem como a articulação teórico-prática sobre a própria produção.

Conteúdo programático:

Meios e multimeios: da arte moderna à contemporânea  

As imagens técnicas

Texto, imagem e corpo na prática multimediática da arte contemporânea

Noções de lugar e espaço; significado e significância

Instalações e além: a espacialidade do campo expandido da arte 

Modos de produção de sentido: arte e comunicação


METODOLOGIA:

O processo de aprendizado tem como base inicial um exercício de reflexão teórica e uma apresentação de antecedentes históricos na obra de precursores das possibilidades de realização de trabalhos multimediáticos, de modo a preparar o aluno de forma substancial para o entendimento das questões relativas a este campo específico do fazer artístico. Como complemento à leitura dos textos indicados, o grupo será estimulado a participar do debate crítico nas aulas em que serão discutidas as percepções e entendimentos individuais e coletivos à luz da teoria e da história absorvidas. À medida do fluxo da disciplina, serão apresentados trabalhos de Multimeios que informarão aos alunos sobre a produção contemporânea nacional e internacional neste campo. Finalmente, após a prova escrita que avaliará a capacidade de absorção do conteúdo trabalhado, na etapa de apresentação do trabalho final, cada aluno deverá expor simultaneamente a esta o modo de desenvolvimento do processo que levou àquele resultado, suas referências tanto teóricas quanto práticas, as dificuldades enfrentadas e o modo encontrado para sua superação. Esta conceituação deverá gerar um memorial descritivo, a ser entregue em seguida à apresentação do trabalho final.

Critérios / Processo de avaliação da Aprendizagem:

Frequência, interesse e participação nas salas e chats da disciplina (15%);

Participação na discussão dos textos propostos para leitura e debate (15%);

Prova escrita (25%)

Apresentação do seminário final (45%).