Objetivos Específicos:
1. Refletir sobre a ausência de limites fixos entre os meios no contexto da arte, analisando a dimensão conceitual de práticas artísticas baseadas em investigações transversais;
2. Discutir as relações da arte com os meios de reprodutibilidade técnica e com elementos textuais e audiovisuais;
3. Desenvolver a experimentação prática e reflexiva dos alunos em projetos artísticos que busquem uma adequação entre a estratégia de ação e a matéria envolvida, bem como a articulação teórico-prática sobre a própria produção.
Conteúdo programático:
Meios e multimeios: da arte moderna à contemporânea
As imagens técnicas
Texto, imagem e corpo na prática multimediática da arte contemporânea
Noções de lugar e espaço; significado e significância
Instalações e além: a espacialidade do campo expandido da arte
Modos de produção de sentido: arte e comunicação
METODOLOGIA:
O processo de aprendizado tem como base inicial um exercício de reflexão teórica e uma apresentação de antecedentes históricos na obra de precursores das possibilidades de realização de trabalhos multimediáticos, de modo a preparar o aluno de forma substancial para o entendimento das questões relativas a este campo específico do fazer artístico. Como complemento à leitura dos textos indicados, o grupo será estimulado a participar do debate crítico nas aulas em que serão discutidas as percepções e entendimentos individuais e coletivos à luz da teoria e da história absorvidas. À medida do fluxo da disciplina, serão apresentados trabalhos de Multimeios que informarão aos alunos sobre a produção contemporânea nacional e internacional neste campo. Finalmente, após a prova escrita que avaliará a capacidade de absorção do conteúdo trabalhado, na etapa de apresentação do trabalho final, cada aluno deverá expor simultaneamente a esta o modo de desenvolvimento do processo que levou àquele resultado, suas referências tanto teóricas quanto práticas, as dificuldades enfrentadas e o modo encontrado para sua superação. Esta conceituação deverá gerar um memorial descritivo, a ser entregue em seguida à apresentação do trabalho final.
Critérios / Processo de avaliação da Aprendizagem:
Frequência, interesse e participação nas salas e chats da disciplina (15%);
Participação na discussão dos textos propostos para leitura e debate (15%);
Prova escrita (25%)
Apresentação do seminário final (45%).
- Professor: Ricardo Mauricio Gonzaga