A disciplina é oferecida no formato de aprendizagem por desafios abertos e reais (CBL ou Challenge-based Learning).

Serão aplicadas metodologias ativas de aprendizagem em dinâmicas individuais e em grupos. Os projetos serão realizados em equipes que percorrem uma jornada de aprendizagem em 15 semanas. As etapas são: identificação de problema, identificação de usuário e de cliente, identificação de concorrentes, identificação de uma proposta única de valor, ideação de uma solução que seja produto ou serviço, desenvolvimento da solução, teste com usuários e clientes, proposta de modelo de negócios, apresentação de pitch aberta para todas as pessoas, de dentro e de fora da universidade interessados em inovação e emprendedorismo em um Demoday.

A dinâmica das aulas prevê exposição de conteúdos básicos de referência; dinâmicas em sala de aula, especificação e orientação das entregas que os grupos de estudantes deverão fazer para cumprir a jornada proposta; entregas das tarefas pelos estudantes, feedback das tarefas apresentadas; mentorias; e tempo para a reunião dos grupos de trabalho.