CÓDIGO/DISCIPLINA: AID04987
HORÁRIO: 5ª feira, de 8h às 12h
PROFESSORES: RICARDO MAURÍCIO GONZAGA e DANIEL HORA
EMENTA: campo de estudo prático-teórico sobre práticas artísticas em mídias digitais, considerando a criação de obras, por intermédio de software ou hardware. Reflexão sobre o impacto das mídias digitais no campo das artes e sua influência na percepção/concepção da realidade e nas relações sociais. Desenvolvimento de projetos experimentais que lidem com o digital.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Módulo:
Introdução aos problemas e contextos gerais;
A arte e o problema da técnica: técnicas e materiais artísticos e o campo ampliado;
Da natureza das imagens: imagens artesanais e imagens técnicas (indiciais e virtuais);
Fotografia, reprodutibilidade técnica da imagem e o campo ampliado da arte
2º Módulo:
Arte, tecnologia e consciência crítica: problemas e limites da fronteira pós-humana.
A lógica paradigmática da programação por aparelhos: input, output, caixa-preta.
3º Módulo
Processos alegóricos, hibridismos na arte contemporânea;
Poéticas digitais: sistemas abertos, sistemas fechados (online, offline, soft/hardware);
4º Módulo
Panorama histórico-crítico da arte digital (Brasil e América Latina)
METODOLOGIA
Aulas teóricas expositivas no formato videoaula e aulas virtuais síncronas pelo Google Meet;
Leitura de textos indicados e debates relativos a estes com esclarecimentos de dúvidas no ava.ufes.br;
Consultas a sites e produções de artistas atuantes neste campo;
Chats de discussão e esclarecimentos de dúvidas
Seminários de apresentação de artistas e questões relacionados com os tópicos apresentados.
- Professor: Gisele Barbosa Ribeiro
- Professor: Daniel de Souza Neves Hora
- Professor: Ricardo Mauricio Gonzaga