Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

Nível: Mestrado Acadêmico

Obrigatória: Sim

Carga Horária: 30

Creditos: 2

Professora: Daniela Zanetti – daniela.zanetti@ufes.br

Horário: terça-feira / 20h-21h30

Ano letivo: 2020

Data de início/fim: 22/9 a 24/11

EMENTA

O conhecimento científico. O campo científico. A relação entre teoria e metodologia. Tendências da pesquisa em Comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. Aspectos metodológicos da pesquisa em Comunicação. A escolha do tema, a construção do objeto e o recorte temático. A formulação de questões, proposições e hipóteses. Revisão de literatura. Procedimentos metodológicos. Formatação de artigos. Seminários de orientação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 – O campo científico / Princípios da pesquisa científica.

Unidade 2 – Epistemologia da Comunicação / Metodologias de pesquisa em Comunicação Social.

Unidade 3 – O processo de pesquisa / As etapas de investigação / Técnicas e métodos.

Unidade 4 – Formatação de artigos / Seminários de orientação.

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

ü  Aulas síncronas (50%) com exposição de conceitos e metodologias e com orientações em grupos menores, separados de acordo com os temas das pesquisas, para discussão sobre metodologias de investigação;

ü  Aulas assíncronas (50%): leitura e fichamento dos textos indicados.

 

Plataforma a ser usada: AVA/WebConf

 

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Produção e entrega de fichamentos ao longo da disciplina que demonstrem aprofundamento das leituras: capacidade de apreensão da linha de pensamento do autor e de interpretação crítica dos textos. (10,0)
  • Produção de um trabalho dissertativo final que discorra sobre a metodologia a ser aplicada na pesquisa desenvolvida pelo mestrando (10,0)

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

Básica:

BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós, Brasília, v14, n1, jan.-abr. 2011. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503>.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MOURA, Cláudia P. e LOPES, Maria Immacolata V. de (Orgs.) Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.

 

Complementar:

BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 

BERGER, A.A. Media and communication research. London: Sage, 2000.

BOOTH W. C; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. 

HANSEN, A. at al. Mass communication research methods. New York: NYU, 1998.

LOPES, M. I. V. de. A pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1998.

LOPES, M. I. V. de (Org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.

MARTIN-BARBERO, J. Oficio do cartógrafo. São Paulo: Loyola, 2004.ECO, U. Como se faz uma tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

MORIN, Edgar. O método - 6 vols. Porto Alegre: Sulina, 2005.

OROZCO GOMES, G. La investigación de la comunicación dentro y fuera de América Latina. La Plata: EPC, 1997.

SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.

SILVERSTONE, R. Por que estudar mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

VOLPATO, Gilson Luiz. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing, 2011.