Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO
Nível: Mestrado Acadêmico
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 30
Creditos: 2
Professora: Daniela Zanetti – daniela.zanetti@ufes.br
Horário: terça-feira / 20h-21h30
Ano letivo: 2020
Data de início/fim: 22/9 a 24/11
EMENTA
O conhecimento científico. O campo científico. A relação entre teoria e metodologia. Tendências da pesquisa em Comunicação. O processo de pesquisa: aspectos conceituais e formais. Aspectos metodológicos da pesquisa em Comunicação. A escolha do tema, a construção do objeto e o recorte temático. A formulação de questões, proposições e hipóteses. Revisão de literatura. Procedimentos metodológicos. Formatação de artigos. Seminários de orientação.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1 – O campo científico / Princípios da pesquisa científica.
Unidade 2 – Epistemologia da Comunicação / Metodologias de pesquisa em Comunicação Social.
Unidade 3 – O processo de pesquisa / As etapas de investigação / Técnicas e métodos.
Unidade 4 – Formatação de artigos / Seminários de orientação.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
ü Aulas síncronas (50%) com exposição de conceitos e metodologias e com orientações em grupos menores, separados de acordo com os temas das pesquisas, para discussão sobre metodologias de investigação;
ü Aulas assíncronas (50%): leitura e fichamento dos textos indicados.
Plataforma a ser usada: AVA/WebConf
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Produção e entrega de fichamentos ao longo da disciplina que demonstrem aprofundamento das leituras: capacidade de apreensão da linha de pensamento do autor e de interpretação crítica dos textos. (10,0)
- Produção de um trabalho dissertativo final que discorra sobre a metodologia a ser aplicada na pesquisa desenvolvida pelo mestrando (10,0)
BIBLIOGRAFIA
Básica:
BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós, Brasília, v14, n1, jan.-abr. 2011. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503>.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
MOURA, Cláudia P. e LOPES, Maria Immacolata V. de (Orgs.) Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016.
Complementar:
BABBIE, E. Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
BAUER, Martin W.; GASKELL, George (orgs) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BERGER, A.A. Media and communication research. London: Sage, 2000.
BOOTH W. C; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
HANSEN, A. at al. Mass communication research methods. New York: NYU, 1998.
LOPES, M. I. V. de. A pesquisa em comunicação. São Paulo: Loyola, 1998.
LOPES, M. I. V. de (Org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Loyola, 2003.
MARTIN-BARBERO, J. Oficio do cartógrafo. São Paulo: Loyola, 2004.ECO, U. Como se faz uma tese. 14. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
MORIN, Edgar. O método - 6 vols. Porto Alegre: Sulina, 2005.
OROZCO GOMES, G. La investigación de la comunicación dentro y fuera de América Latina. La Plata: EPC, 1997.
SANTAELLA, L. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001.
SILVERSTONE, R. Por que estudar mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
VOLPATO, Gilson Luiz. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing, 2011.