Em decorrência da pandemia provocada pelo vírus da COVID-19, problemas históricos sanitários brasileiros e algumas gestões públicas deficientes, o país vivencia a morte de centenas de milhares de brasileiros. Visando salvaguardar a vida de professores, alunos, funcionários e suas famílias a Ufes resolveu ofertar o semestre especial EARTE (RESOLUÇÃO Nº 31/2020). Nesse sentido, a disciplina de Teoria e Prática do Ensino de História será ofertada excepcionalmente virtualmente pela Rede Mundial de Computadores. Por meio das áreas científicas da História e Educação essa disciplina irá realizar análises referentes a História da Educação, Políticas Educacionais e Ensino de História e articular as mesmas com a realidade brasileira e capixaba no contexto da pandemia e pensar a pós-pandemia. Portanto, iremos traçar caminhos que reflitam sobre a formação do profissional que atua junto ao ensino de História na Educação Básica por meio da análise crítica das relações entre os fundamentos da produção historiográfica, teorias de ensino e aprendizagem, e a História ensinada. Também realizaremos abordagens sobre a construção do pensamento, conhecimento e consciência histórica e suas articulações em diferentes contextos e lugares de produção do processo educativo.