EMENTA (Tópicos que caracterizam as unidades dos programas de ensino)

 Conceituação e evolução histórica. Processamento e etapas de formação de imagens e impressão.

Procedimento de gravação e impressão, da Xilogravura e da gravura em Metal. Princípios gerais do processo a cores em gravura e seus procedimentos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Panorâmica das origens da gravura e a sua evolução histórica. Mudanças conceituais na área de gravura e as tendências contemporâneas.
  • Realização de exercícios práticos em algumas das principais técnicas agrupadas em blocos temáticos, dentre as quais:

1. Monotipia: Técnicas aditivas e subtrativas com tintas a base d’água e/ou oleosas sobre suportes planos a serem impressos manualmente.

2. Gravura em relevo: Pesquisa com um ou, no máximo, dois tipos diferentes de matrizes alternativas (gesso, papelão ondulado, cera, madeira, pedra-sabão, plástico, linoleogravura, borracha, MDF e relevo em metal ou clichês de silicone). Em primeiro lugar, estudar-se-á a gravura em preto e branco. A seguir, a gravura colorida em tricromia, por intermédio do método da matriz perdida.

3. Gravura noutra técnica de gravação, a ser selecionada pelos discentes, dentre as seguintes: Oco-relevo (ponta-seca sobre acetato ou caixa tetra pak); clichê-verre e/ou lito de matriz reprográfica (técnicas planográficas plausíveis de manipulação digital e de impressão em gráficas).

  • Diferenças e semelhanças na edição de uma gravura em P/B e uma gravura colorida (método da matriz perdida). A gravura iluminada. A gravura com matrizes mistas. A importância do registro na edição.
  • Normas de segurança básica num ateliê. Uso correto das ferramentas e do material de limpeza (álcool de 90 graus, óleo de soja, pasta desengordurante tipo gienex, detergente lava-louças e estopa).