Ementa: A língua de sinais. A representação social dos surdos. A cultura surda. A identidade surda. Sinais básicos na conversação

 

 

OBJETIVO GERAL:

  • Compreender a Libras como primeira língua do surdo com aspectos gramaticais, sociais e culturais da comunidade surda.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pensar estratégias para a prática de inclusão social do sujeito surdo no atendimento na área da saúde.
  • Entender o papel do intérprete de Libras como possível ferramenta humana nas práticas do dia a dia da clínica e do atendimento na área da saúde.
  • Praticar a Libras para que a mesma seja facilitadora no trabalho dos profissionais da área da saúde
  • Perceber a importância da Libras no trabalho clínico e educacional com pessoas surdas e as correntes teórico-metodológicas principais.
  • Orientar a família sobre o diagnóstico e a importância da Libras no desenvolvimento linguístico do sujeito surdo

 

 

CONTEÚDOS: 

 

A disciplina será dividida em Unidades Temáticas:

 

Unidade I- Aspectos históricos, legais da Libras e das comunidades surdas- CH: 10 hs

 

Unidade II- Introdução a gramática de Libras- 10 hs

 

Unidade III- A prática da Libras- CH: 40 hs

 

  • Aspectos históricos, sociais e culturais das comunidades surdas
  • Informações em Libras dos principais temas da área da saúde para o público surdo
  • Orientação a família sobre a Libras e sua importância no desenvolvimento da linguagem da criança surda
  • Introdução a Gramática de Libras: aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos.
  • Libras em Contexto: sinais iniciais, diálogos e práticas do uso cotidiano de Libras
  • O intérprete de Libras e seu papel no atendimento na área da saúde

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

  • Leitura de textos indicados para discussão crítica em sala
  • Utilização de filmes, vídeos para enriquecimento das discussões
  • Utilização de material didático on-line;