Ementa: A língua de sinais. A representação social dos surdos. A cultura surda. A identidade surda. Sinais básicos na conversação
OBJETIVO GERAL:
- Compreender a Libras como primeira língua do surdo com aspectos gramaticais, sociais e culturais da comunidade surda.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Pensar estratégias para a prática de inclusão social do sujeito surdo no atendimento na área da saúde.
- Entender o papel do intérprete de Libras como possível ferramenta humana nas práticas do dia a dia da clínica e do atendimento na área da saúde.
- Praticar a Libras para que a mesma seja facilitadora no trabalho dos profissionais da área da saúde
- Perceber a importância da Libras no trabalho clínico e educacional com pessoas surdas e as correntes teórico-metodológicas principais.
- Orientar a família sobre o diagnóstico e a importância da Libras no desenvolvimento linguístico do sujeito surdo
CONTEÚDOS:
A disciplina será dividida em Unidades Temáticas:
Unidade I- Aspectos históricos, legais da Libras e das comunidades surdas- CH: 10 hs
Unidade II- Introdução a gramática de Libras- 10 hs
Unidade III- A prática da Libras- CH: 40 hs
- Aspectos históricos, sociais e culturais das comunidades surdas
- Informações em Libras dos principais temas da área da saúde para o público surdo
- Orientação a família sobre a Libras e sua importância no desenvolvimento da linguagem da criança surda
- Introdução a Gramática de Libras: aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos.
- Libras em Contexto: sinais iniciais, diálogos e práticas do uso cotidiano de Libras
- O intérprete de Libras e seu papel no atendimento na área da saúde
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
- Leitura de textos indicados para discussão crítica em sala
- Utilização de filmes, vídeos para enriquecimento das discussões
- Utilização de material didático on-line;
- Professor: Lucyenne Matos da Costa Vieira Machado