EMENTA: Técnicas dé ésciiaa mussicaa paia forima̧oés insaiusménaais dieéisast Piáaica dé aiianoor ém música porpusaait

OBJETIVO GERAL:

Apresentar e desenvolver técnicas de escrita de arranjo para formações instrumentais diversas, seguindo parâmetros teóricos relacionados à prática da música popular.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Proporcionar aos alunos a vivência da prática de arranjo na música popular;
2. Familiarizar os alunos com as problemáticas da atividade do arranjador, e com as ferramentas desenvolvidas para a elaboração do trabalho nesta área;
3. Prover um espaço para a aplicação concreta do conhecimento teórico das disciplinas de harmonia, contraponto, instrumentação e orquestração;
4. Criar condições para que a reflexão crítica de disciplinas afins possa ser ampliada.

CONTEÚDO:

1) Conceito de Arranjo, Forma do Arranjo;
2) Técnicas de Escrita: Generalização Harmônica e Desdobramento Harmônico;
3) Técnicas de Escrita: Rearmonização por Substituição e Recomposição.
4) Técnicas de escrita: Soli e Arranjo Linear;
5) Noções básicas de Instrumentação e Orquestração.
6) Rítmica, textura, tessituras, convenções de estilo, agógica, dinâmica.
7) Técnicas de Escrita: Modos da Menor Melódica e uso da Dom Dim.
8) Idiomatismo.
9) Procedimentos Modais na Música Popular Brasileira (Milton Nascimento, Edu Lobo, e Baden Powell)
10) Politonalidade em voicings, relações escala/acorde, e dobramentos.
11) Técnicas estendidas.

METODOLOGIA:

Cada aula tem duração prevista de 2 horas: na primeira hora, os alunos recebem instruções, conceitos, e exemplos. Na hora seguinte, se dividem em grupos e aplicam o conteúdo em repertório escolhido por eles. A disciplina é dividida em dois grandes ciclos, que preveem a gravação em estúdio do resultado dos processos experimentados, e a apresentação pública dos arranjos feitos pelos estudantes.

AVALIAÇÃO:
Participação em sala e nas atividades de desenvolvimento, gravação e apresentação dos arranjos.