Trata-se de uma disciplina optativa oferecida aos alunos da ênfase Eletrônica do curso de Engenharia Elétrica. O conteúdo da disciplina aborda três grandes temas, a saber: 

  1. eletrônica propriamente dita: são abordados circuitos geradores de sinais quadrados, triangulares e senoidais, incluindo-se aí circuitos à base do temporizador 555;
  2. filtros analógicos passivos e ativos: são abordadas técnicas para aproximação da função de transferência dos filtros analógicos, incluindo as aproximações de Butterworth, de Chebyschev e de Cauer, assim como a implementação dos filtros correspondentes (chamados filtros Butterworth, filtros Chebyschev e filtros de Cauer ou filtros de função elíptica), utilizando-se circuitos estritamente passivos (redes LC com dupla terminação resistiva) e ativos (incluindo amplificadores operacionais);
  3. introdução ao Processamento Digital de Sinais: são discutidos conceitos referentes a sinais e sistemas em tempo discreto, concentrando-se em sistemas lineares e invariantes no tempo (que podem ser descritos por função de transferência na forma de uma razão de polinômios na variável z), tendo como foco principal os filtros digitais, em que são considerados filtros obtidos a partir de protótipos analógicos.

Cada uma dessas três partes será avaliada por uma prova específica, de forma que ao final do curso o aluno terá três notas, e sua média parcial será obtida pela média das mesmas. 

Também é exigido um mínimo de 75% de presenças às aulas (60 horas de aulas teóricas e 15 horas de aulas de laboratório), apuradas através de listas assinadas pelos alunos durante cada aula.

A partir daí o resultado final do aluno é apurado conforme determina o regimento da UFES.