Trata-se de uma disciplina obrigatória que compõe a matriz curricular do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da UFES.


CH: 90 horas/aula


Oferta: semestral

3a feira 10:00 - 12:00h

4a feira 8:00 - 12:00h


Ementa: Patologias do pescoço e laringe.Classificação das Disfonias. Disfonias funcionais, organofuncionais e orgânicas (neurológicas). Conceito, princípios e métodos para análise e avaliação da voz. Avaliação vocal fonoaudiológica objetiva e subjetiva. Instrumentos e parâmetros de análise da voz. Treinamento auditivo. Correlação AVA. Interação Profissional entre a Fonoaudiologia e a Otorrinolaringologia. Biossegurança.

Objetivos da Disciplina:

  • Possibilitar ao estudante o conhecimento sobre os diferentes distúrbios da voz, identificando os prováveis fatores causais, desencadeantes e mantenedores da disfonia.

  • Oferecer ao aluno subsídio teórico para realizar avaliação fonoaudiológica específica dos diferentes transtornos da voz.

  • Levar o aluno a definir, caracterizar, reconhecer e correlacionar os processos alterados, bem como as manifestações dos transtornos de voz.

  • Conhecer o impacto das lesões laríngeas na produção vocal (compreendendo suas causas, incidência, conceito e principais características).

  • Possibilitar raciocínio crítico, interpretação dos dados de avaliação do paciente e discussão multiprofissional dos achados fonoaudiológicos e médicos.