Ementa: Patologias do pescoço e laringe. Classificação das Disfonias. Conceito, princípios e métodos para análise e avaliação da voz. Anamnese e avaliação fonoaudiológica da voz adulto e infantil (avaliação perceptivo-auditiva e acústica). T reinamento auditivo. Instrumentos de análise, protocolos e parâmetros. Correlação AVA. Qualidade de vida em voz e enfrentamento. Interação Profissional entre a Fonoaudiologia e a Otorrinolaringologia. Biossegurança.

Objetivos da Disciplina:

§ Possibilitar ao estudante o conhecimento sobre os diferentes distúrbios da voz, identificando os prováveis fatores causais, desencadeantes e mantenedores da disfonia.

§ Oferecer ao aluno subsídio teórico para realizar avaliação fonoaudiológica específica dos diferentes transtornos da voz.

§ Levar o aluno a definir, caracterizar, reconhecer e correlacionar os processos alterados, bem como as manifestações dos transtornos de voz.

§ Conhecer o impacto das lesões laríngeas na produção vocal (compreendendo suas causas, incidência, conceito e principais características).

§ Possibilitar raciocínio crítico e discussão multiprofissional dos achados fonoaudiológicos e médicos.

§ Interpretar os dados de avaliação do paciente, definir o planejamento terapêutico e reconhecer os limites da atuação fonoaudiológica.