1- EMENTA

As abordagens funcionalista, crítica e social construcionista do conceito de fazer gestão (managing) em organizações. O trabalho gerencial nessas duas abordagens. As organizações como formas processuais-relacionais e o gestor emergente. O fazer gestão (managing) como processo relacional, ético e reflexivo e coletivo. Das prescrições sobre o que ou como os gestores agem ou deveriam agir e a perspectiva de construção social de identidades gerenciais a partir das atividades cotidianas: o "vir a ser” (becoming) gestor. Possíveis trilhas teórico-metodológicas para a formação continuada de gestores, a partir da ideia de competências compartilhadas, phronesis e reflexividade.

2- OBJETIVOS

Aprofundar o estudo das abordagens que norteiam os conceitos de gestão e o processo do fazer gestão (managing), a partir do foco nas dimensões: relacional, ética e reflexiva. Compreender a ação dos gestores e do trabalho gerencial nas organizações, como fenômenos emergentes. Pensar formas de formação continuada de gestores via abordagem sócio-construcionista.