DGEL

1.06.02.14.00.00.00

Departamento de Geologia - CCA

Campus de Alegre

Ementa: Métodos geofísicos de exploração de petróleo (sísmica, gravimetria, magnetometria e método eletromagnético), aquisição e interpretação dos dados. Conceitos de perfilagem a poço aberto, tipos de perfis mais utilizados, aquisição e interpretação dos dados. Estudos de caso.

Objetivos do curso:

Reconhecer os principais tipos de rochas sedimentares, relacionando-as a seus ambientes e processos de sedimentação, além dos aspectos diagenéticos; Entender a aplicabilidade do estudo de rochas sedimentares principalmente no que diz respeito a questões ambientais, exploração de hidrocarbonetos e outros recursos minerais relacionados.


Agrupar os principais fenômenos geotectônicos e paleontológicos ao longo dos diferentes éons e discutir sua aplicação na distinção de cada uma das eras estabelecidas. Compreender a história da Terra após a configuração atual dos continentes em comparação com os estágios anteriores. Conhecer os fundamentos filosóficos da Geologia Histórica. Compreender os critérios para definição da escala do tempo geológico

Ementa: Ambientes passíveis de impacto; Políticas de desenvolvimento integrado. Instrumentos de gestão e suas implementações; Legislação ambiental; EIA/RIMA; Controle de qualidade ambiental; Critérios ambientais na definição do planejamento; Utilização de modelos e de instrumentos de planejamento; Inserção do planejamento no sistema da gestão ambiental; Análise de risco; Impactos sociais e gerenciamento ambiental; Gestão urbana; Projetos de conservação.