EPS
1.09.12.00.00.00.00
Departamento de Educação Política e Sociedade
EMENTA

Pressupostos, características e diferentes
concepções de Didática. Teorizações sobre o ensino, as práticas da situação de
aula e as determinações sociais e culturais na organização e desenvolvimento do
trabalho pedagógico. A relação professor-aluno-conhecimento. Exame das
especificidades do trabalho docente na situação institucional escolar. O
processo e as formas de ensino: planejamento da organização, da avaliação, e de
formas de interação com a escola. Identificação e análise de estratégias e
recursos de ensino: a elaboração de objetivos, a seleção e a natureza dos
conteúdos, e a adequação da metodologia.

EMENTA

Análise histórica da
educação brasileira no contexto dos movimentos sócio-históricos, políticos,
econômicos e culturais em diferentes momentos da História do Brasil; a
repercussão desses movimentos na configuração de teorias e de práticas educacionais
engendradas em diferentes contextos.


EMENTA

A configuração histórica do Estado
Brasileiro. A função social da educação e definição da política educacional.
Estado e planejamento educacional: centralização/descentralização,
público/privado e quantidade/qualidade. Organização, financiamento, gestão e
avaliação da Educação Básica. Política de formação de professores no Brasil.
Política educacional no Espírito Santo.