Disciplina oferecida em modo presencial, com conteúdos disponibilizados através do AVA.

Introdução aos conceitos básico da fundamentação teórica musical e seus principais componentes;

Princípios composicionais - a formação de uma ideia musical e seus elementos constituintes

Análises de composições

 

EMENTA:

Conhecimento dos cânones tradicionais da música ocidental; análise e recriação; estudo das diferentes texturas musicais; estudo da forma musical; exercício da criatividade direcionada;

 

OBJETIVO GERAL: 

  • Prover o aluno com a arquitetura estrutural das obras chaves dos compositores significativos da História da Música Ocidental;
  • Entender e praticar a noção de forma na Composição Musical
  • Exercitar a habilidade de copiar e recriar as estruturas consagradas

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Conhecer os princípios composicionais de cada período da história
  • Criar pequenas composições a partir de instruções previamente discutidas
  • Analisar e recriar as diversas texturas musicais
  • Exercitar a composição de formas consagradas no cânone da música ocidental tradicional como trio, quarteto e melodia acompanhada

 

 

CONTEÚDO:

1. fraseologia musical; período binário simples e composto

2. estudo de texturas musicais; exemplificação e recriação

3. análise de repertório com texturas musicais definidas

4. composição de uma obra planejada

     

 

METODOLOGIA

  • Aulas teóricas e expositivas
  • Análises de partituras e exemplos em áudio e vídeo
  • Exercício de escrita
  • Projetos individuais

AVALIAÇÃO:

  • Apresentação em forma de seminários de pequenas composições, em atividade direcionada (estilo, procedimento composicional)
  • Apresentação de análises escritas de partituras musicais
  • Apresentação de projeto de Composição final, orientado individualmente

 

  

 

 

 

 

Classificação dos Instrumentos da Orquestra de acordo com as categorias de produção sonora

Tessitura dos instrumentos da Orquestra Sinfônica

Instrumentos de Cordas friccionadas: constituição, características, tessituras, repertório

Como orquestrar para cordas a partir de escrita pianística

O presente laboratório pretende analisar o uso de modos e escalas em composições clássicas contemporâneas (música de concerto) para câmara e solo, e prover algumas ferramentas para aqueles que aspiram compor canções inspiradas na tradição sefardita. Todas composições analisadas aqui foram compostas nos últimos dois anos pelo autor. A proposta dessa oficina é buscar entender o papel da tradição, herança cultural e migração dos sentidos entre o cancioneiro judaico e outras culturas, especialmente nas composições clássicas contemporâneas e a música Klezmer e sua influência no cancioneiro popular brasileiro através dos conceitos de ‘legitimação’ e ‘migração dos sentidos’.

História da Música Ocidental da segunda metade do século XVIII até o final do século XIX. Práticas de ensino de História da Música.

EMENTA

Desenvolvimento do processo criativo-musical, condicionando o aluno a entender e praticar seletas técnicas usadas em composição, tais como teorias fixas e aleatórias, harmonia, outras formas de organização e princípios de variação.

OBJETIVOS

Promover uma visão geral dos processos técnicos e criativos da composição musical

PROGRAMA

A. Ferramentas do Compositor 1. Sons e Timbres;2. Ritmos e Durações;3. Frases e Forma;4. Áudio Partitura B. Composição de Uma Voz - 1 Instrumento (Instrumentação: Flauta solo) 1. Plano pré-composicional;2. Audiopartitura;3. Exercício gráfico;4. Fluxo e Criatividade;5. Ferramentas do Compositor;6. Sonoridades horizontais;7. Construção de melodias C. Composicão de Duas Vozes - 2 Instrumentos (Instrumentação: Violino e Violoncelo solo) 1. Sonoridades verticais;2. Transformações melódicas: inversão, retrogrado, adição,subtração, diminuição, aumentação rítmica e outras;3. Organum D. Composicão de Três Vozes - 3 Instrumentos (Instrumentação: Flauta, Violino e Violoncelo) 1. O tema;2. A célula;3. A série;4. Contraponto 1:1;5. Contraponto 2:1;6. Tipos de movimentos;7. Técnicas de imitação;8. Superposição e Fragmentação;9. Movimentos no baixo;10. Ostinato E. Composicão de Quatro Vozes - 4 Instrumentos (Instrumentação: Quarteto de Cordas: Violino, Violino, Viola e Violoncelo) 1. Estruturas musicais;2. Isomelodia;3. Isoritmia;4. Ritmo e Métrica;5. Fraseamento e Forma;6. A Superposição e Emendas de vozes;7. O Deslocamento rítmico das entradas;8. A Duração das notas e o Tempo Forte

F. Composicão de Cinco Vozes - 5 Instrumentos (Instrumentação: a definir em aula) 1. Enquadramento das vozes extremas;2. Procedimentos de acompanhamento;3. Harmonia Tradicional;4. Harmonia Moderna;5. Densidade Harmônica;6. Outras abordagens harmônicas

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Desenvolvimento individual da capacidade criativa. Participação e assiduidade Pontualidade na entrega dos Trabalhos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000. BENNET, Roy. Instrumentos da Orquestra. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 1996. GARDNER, Jeff. Jazz Piano: Creative Concepts and Techniques.Paris: HL Music, 1996. HOWARD, John. Aprendendo a Compor. Ed por Roy Bennet. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 1991. PASCOAL, Hermeto. Calendário do Som. São Paulo: Editora Senac, 2000. RUSSO, William. Composing Music: A New Approach. USA: University of Chicago Press, 1983. STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 lições. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 1996.