Disciplina oferecida em modo presencial, com conteúdos disponibilizados através do AVA.
- Professor: Antonio Celso Ribeiro
Introdução aos conceitos básico da fundamentação teórica musical e seus principais componentes;
Princípios composicionais - a formação de uma ideia musical e seus elementos constituintes
Análises de composições
- Professor: Antonio Celso Ribeiro
EMENTA: Conhecimento dos cânones tradicionais da música ocidental; análise e recriação; estudo das diferentes texturas musicais; estudo da forma musical; exercício da criatividade direcionada;
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
CONTEÚDO: 1. fraseologia musical; período binário simples e composto 2. estudo de texturas musicais; exemplificação e recriação 3. análise de repertório com texturas musicais definidas 4. composição de uma obra planejada
METODOLOGIA:
AVALIAÇÃO:
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- Professor: Antonio Celso Ribeiro
Classificação dos Instrumentos da Orquestra de acordo com as categorias de produção sonora
Tessitura dos instrumentos da Orquestra Sinfônica
Instrumentos de Cordas friccionadas: constituição, características, tessituras, repertório
Como orquestrar para cordas a partir de escrita pianística
- Professor: Antonio Celso Ribeiro
O presente laboratório pretende analisar o uso de modos e escalas em composições clássicas contemporâneas (música de concerto) para câmara e solo, e prover algumas ferramentas para aqueles que aspiram compor canções inspiradas na tradição sefardita. Todas composições analisadas aqui foram compostas nos últimos dois anos pelo autor. A proposta dessa oficina é buscar entender o papel da tradição, herança cultural e migração dos sentidos entre o cancioneiro judaico e outras culturas, especialmente nas composições clássicas contemporâneas e a música Klezmer e sua influência no cancioneiro popular brasileiro através dos conceitos de ‘legitimação’ e ‘migração dos sentidos’.
História da Música Ocidental da segunda metade do século XVIII até o final do século XIX. Práticas de ensino de História da Música.
- Profa Juliana Coli: Juliana Marilia Coli
EMENTA
Desenvolvimento do processo criativo-musical, condicionando o aluno a entender e praticar seletas técnicas usadas em composição, tais como teorias fixas e aleatórias, harmonia, outras formas de organização e princípios de variação.
OBJETIVOS
Promover uma visão geral dos processos técnicos e criativos da composição musical
PROGRAMA
A. Ferramentas do Compositor 1. Sons e Timbres;2. Ritmos e Durações;3. Frases e Forma;4. Áudio Partitura B. Composição de Uma Voz - 1 Instrumento (Instrumentação: Flauta solo) 1. Plano pré-composicional;2. Audiopartitura;3. Exercício gráfico;4. Fluxo e Criatividade;5. Ferramentas do Compositor;6. Sonoridades horizontais;7. Construção de melodias C. Composicão de Duas Vozes - 2 Instrumentos (Instrumentação: Violino e Violoncelo solo) 1. Sonoridades verticais;2. Transformações melódicas: inversão, retrogrado, adição,subtração, diminuição, aumentação rítmica e outras;3. Organum D. Composicão de Três Vozes - 3 Instrumentos (Instrumentação: Flauta, Violino e Violoncelo) 1. O tema;2. A célula;3. A série;4. Contraponto 1:1;5. Contraponto 2:1;6. Tipos de movimentos;7. Técnicas de imitação;8. Superposição e Fragmentação;9. Movimentos no baixo;10. Ostinato E. Composicão de Quatro Vozes - 4 Instrumentos (Instrumentação: Quarteto de Cordas: Violino, Violino, Viola e Violoncelo) 1. Estruturas musicais;2. Isomelodia;3. Isoritmia;4. Ritmo e Métrica;5. Fraseamento e Forma;6. A Superposição e Emendas de vozes;7. O Deslocamento rítmico das entradas;8. A Duração das notas e o Tempo Forte
F. Composicão de Cinco Vozes - 5 Instrumentos (Instrumentação: a definir em aula) 1. Enquadramento das vozes extremas;2. Procedimentos de acompanhamento;3. Harmonia Tradicional;4. Harmonia Moderna;5. Densidade Harmônica;6. Outras abordagens harmônicas
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Desenvolvimento individual da capacidade criativa. Participação e assiduidade Pontualidade na entrega dos Trabalhos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Editora da Unicamp, 2000. BENNET, Roy. Instrumentos da Orquestra. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 1996. GARDNER, Jeff. Jazz Piano: Creative Concepts and Techniques.Paris: HL Music, 1996. HOWARD, John. Aprendendo a Compor. Ed por Roy Bennet. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 1991. PASCOAL, Hermeto. Calendário do Som. São Paulo: Editora Senac, 2000. RUSSO, William. Composing Music: A New Approach. USA: University of Chicago Press, 1983. STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 lições. São Paulo: Jorge Zahar Editora, 1996.
- Professor: Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho
- Professor: Mirna Azevedo Costa